Como o cérebro aprende? Se liga no novo PodVest MADAN que já está no ar!

Exercícios físicos são importantes para a aprendizagem? Existem estratégias baseadas em neurociência que os alunos podem empregar para otimizar a absorção de informações durante os estudos? Essas são algumas das questões que foram debatidas entre a neuroeducadora Cláudia Pelegrini e o diretor pedagógico do MADAN, Rodrigo Pinheiro, no nosso mais novo PodVest, que já está no ar.

Sob apresentação da gestora de Marketing do MADAN, Daniela Meneghelli, a conversa girou em torno do tema: “Como a informação entra no cérebro e se transforma em aprendizado?”. Cláudia Pelegrini explicou que esse processo passa pela atenção seletiva, estímulos multissensoriais, codificação, formação de uma nova sinapse e consolidação da memória.

“Durante uma aula, através dos estímulos multissensoriais e da atenção seletiva, o aluno percebe um conteúdo que está sendo dado e essa informação entra no cérebro e é codificada. Essas informações vão conectar neurônios, que vão formar uma nova sinapse. Essa nova sinapse vai se transformar em uma aprendizagem. Então, se o professor está falando de logaritmo, que é algo novo para o aluno, por exemplo, essa informação focou no estímulo que o professor deu para ele, seja visual ou auditivo, e isso foi para a memória operacional, ou seja, a de curto prazo. Essa informação fica ali por um tempo. E daí que vem a importância da repetição, da atividade de casa. Porque o aluno precisa reforçar essa sinapse que ele acabou de formar para que ela vire uma memória de longo prazo, para que aconteça de verdade a consolidação da memória”, ensinou.

Rodrigo Pinheiro reforçou, a partir dessa explicação, a importância de a atenção, em sala de aula, estar bem focada no professor. “A atenção precisa estar 100% no professor. Eu costumo dizer para o nosso time pedagógico que a aula e a avaliação são 80% do nosso produto. E que então a gente precisa ter uma aula de excelente qualidade, com professores que prendam a atenção do aluno para que ele esteja com a motivação necessária para aprender. E outro ponto que a gente cobra muito é a resolução de exercícios. A repetição garante que ele conheça não somente aquele estilo de exercícios, mas exercícios mais contextualizados, interdisciplinares, que vão subindo de nível. A gente traz acontecimentos da vida mesmo para o aluno, e aí isso vai ajudar a consolidar mais esse conhecimento”.

A importância do descanso, do sono e das atividades físicas

Cláudia alerta que “o cérebro precisa respirar”. “Quando o adolescente cumpre seu trabalho de segunda a sábado, se dedica, aproveita o máximo da sala de aula, não leva dúvidas para casa, no domingo vai ter um descanso, que é merecido. Claro que ele pode escolher outro dia, por exemplo, pode estudar no domingo e folgar no sábado, mas sempre precisa de ter um descanso, precisa ter um momento de lazer. Além de fazer atividade física ao mesmo tempo, durante a semana, encontrar amigos de outras áreas de convívio. Tudo isso ajuda o cérebro a ir se organizando entre o momento que é de descanso e o que é de estudo”.

Rodrigo comentou também que os adolescentes já têm essa questão de que tudo é imediato. “No mundo hoje, devido às facilidades de acesso às informações, eles acham que o processo de aprendizagem também é imediato, mas não é. Existe início, meio e fim”, ressaltou.

E a questão emocional, o apoio dos pais e da escola nesse processo, como funciona? A neuroeducadora disse que o estudante precisa ter um autocontrole e autoconhecimento de quando ele realmente aprendeu ou não. “Para isso, ele necessita de um grande auxílio dos pais e da escola para, assim, passar por um processo menos turbulento. A questão da rotina é importantíssima. Nessa rotina, é preciso ter horário para estudo, ter atividade física, sono de qualidade e equilíbrio da alimentação”.

No PodVest MADAN, eles abordaram ainda sofre cobrança, frustração, diferença de aprendizado conforme a idade e muito mais. Mas, chega de spoiler! Quer saber mais sobre esse assunto? É só acessar nosso canal no YouTube, MADAN Educação, ou clicar aqui (https://www.youtube.com/watch?v=ll8HB1Z4v3I) e acompanhar esse bate-papo incrível.