Redação: os desafios das provas nos principais vestibulares e no ENEM e como o MADAN prepara seus alunos
Em nosso PodVest, o podcast oficial do MADAN, Daniela Meneghelli, gestora de Marketing, conversou com a professora Isabella Colmanetti, coordenadora de Redação, sobre os desafios das provas de redação nos principais vestibulares e no ENEM. O bate-papo trouxe também insights valiosos sobre como o MADAN prepara seus alunos para se destacarem nesse quesito tão importante e dicas para as férias escolares.
A importância de compreender as tendências
Segundo Isabella, os temas e formatos das provas de redação têm se mantido dentro do esperado, com os exames seguindo padrões já observados em anos anteriores. Para o ENEM, por exemplo, é comum que os recortes temáticos abordem desafios sociais relacionados a minorias e intolerâncias, algo que foi amplamente discutido nas aulas ao longo do ano. Já para provas como as da Unicamp, os alunos enfrentam a escolha entre dois gêneros textuais, o que exige uma leitura crítica e uso inteligente de textos de apoio.
“A estrutura de nossas aulas no MADAN é focada em preparar o aluno para pensar e escrever de forma autônoma. Queremos que eles desenvolvam habilidades que vão além do vestibular, aplicáveis em suas vidas acadêmicas e profissionais”, destacou Isabella.
Novidades no ENEM: um olhar mais rigoroso sobre repertórios prontos
Um dos destaques da conversa foi a notícia sobre o INEP orientar corretores a penalizar textos que utilizem repertórios “prontos”, aqueles modelos genéricos amplamente difundidos. Essa medida busca valorizar a originalidade e a profundidade do raciocínio do candidato.
“Aqui no MADAN, sempre reforçamos que redação não é sobre copiar e colar ideias prontas, mas sobre construir argumentos sólidos e bem fundamentados”, enfatizou Isabella. Ela também tranquilizou os alunos: “Quem segue o método que ensinamos, com repertórios coerentes e bem aplicados, não tem com o que se preocupar. Essa mudança só evidencia a importância de uma boa formação crítica e escrita”.
Laboratórios de texto no MADAN: um diferencial para os alunos
Para superar essas dificuldades e preparar os alunos para os desafios das provas, Daniela ressaltou que o MADAN implementou um projeto de Laboratório de Texto, uma iniciativa estruturada para promover melhorias contínuas na escrita.
O formato do projeto é baseado em redações semanais corrigidas por um corretor humano, que fornece um feedback individualizado em encontros obrigatórios de 10 minutos. “Os textos corrigidos só retornam ao aluno após essa devolutiva personalizada, garantindo um processo de aprendizado realmente efetivo”, explica Isabella.
Benefícios e resultados do projeto
Isabella observa que os alunos que participam regularmente da Oficina de Redação mostram uma evolução notável. Entre os principais benefícios estão o desenvolvimento de resiliência, dedicação e a capacidade de lidar com críticas construtivas. Além disso, o modelo ajuda a criar um vínculo mais forte entre alunos e corretores, promovendo um aprendizado mais humanizado.
O projeto também se destaca pelo seu processo de melhoria contínua. Ao final de cada ano, os resultados são analisados para identificar pontos de ajuste, enquanto a equipe de corretores passa por treinamentos regulares para alinhar as práticas às expectativas do MADAN e das famílias.
Esse compromisso com a qualidade se reflete nos resultados: os alunos do MADAN conseguem atender e superar as exigências dos vestibulares mais criteriosos, mostrando confiança e maturidade na escrita.
Organização do atendimento individualizado
O atendimento individualizado de redações, implementado com o suporte da plataforma Poliedro, é um projeto desenvolvido pela equipe do MADAN para potencializar o aprendizado dos alunos. A estrutura exige um trabalho minucioso, com planilhas, controle de entregas, notificações e treinamentos constantes.
Construção de repertório crítico
A aquisição de repertório vai além do consumo de conteúdos: trata-se de viver experiências e relacioná-las com o mundo ao redor. Um olhar crítico e ativo é essencial para transformar aprendizados em habilidades práticas, como a conexão de ideias em produções textuais.
Materiais indicados para isso: Aprendendo a Aprender (versão para jovens e adultos) epodcasts como Projeto Querino e O Assunto.
Isabella e Daniela reforçaram ainda que, ao encerrar o ano, é importante reconhecer as conquistas e aprendizados, valorizando o que foi feito e projetando melhorias para o futuro. Com um olhar carinhoso para o passado e resiliência para o que está por vir, os alunos podem seguir confiantes para novos desafios.Dito isso, a mensagem final é:aproveitem as férias para descansar, vivenciar experiências e agradecer a jornada. O próximo ano trará novas oportunidades de aprendizado e crescimento!
Posts Recentes
- Episódio #20 do PodVest: Tudo sobre o Bolsão do Ensino Médio
- MADAN brilha em olimpíadas e já soma mais de 40 medalhas em 2025
- Confira as dicas do MADAN para fazer uma redação nota mil no Enem
- Jogos Interclasses 2025: esporte, união e sustentabilidade no MADAN
- Episódio #19 do PodVest MADAN: Psicologia Escolar