Imperdível: Roda de Conversa e PodVest debatem sobre como não ser dominado pela ansiedade!

Nosso primeiro simulado vem aí e, para muitos, já surge o questionamento: como não ser dominado pela ansiedade? Como estamos sempre atentos ao que se passa na cabeça dos nossos estudantes, esse foi o tema escolhido para a nossa primeira Roda de Conversa deste ano, que aconteceu sexta-feira, dia 4, das 14 às 15 horas, no MADAN.
E tem mais, já está no ar o nosso mais novo PodVest que aborda justamente a questão da saúde mental na preparação para o vestibular. As duas ações contam com a participação da psicóloga Renata Junger e da convidada especial Ana Carolina Machado, nossa aluna que foi aprovada em Medicina na UFES.
Segundo nossa psicóloga, a ansiedade é uma resposta natural ao estresse, especialmente quando se trata de um evento importante, como um simulado ou vestibular. “No entanto, é importante lembrar que a ansiedade pode ser gerenciada e controlada”, ressaltou.
Uma das formas, de acordo com ela, é identificar e controlar pensamentos negativos que podem estar contribuindo para a ansiedade. “Por exemplo, quando você se pega pensando que não vai conseguir se sair bem no simulado, pode trabalhar em reestruturar esse pensamento de forma mais realista e positiva, ponderando que está se preparando ao máximo e que vai fazer o seu melhor”.
Além disso, ela recomenda explorar técnicas de relaxamento e gerenciamento de estresse, como meditação e exercícios físicos, que podem ajudar a reduzir a ansiedade e melhorar a concentração. “O movimento ajuda na liberação dessa tensão e tem impacto direto no desenvolvimento cognitivo. Ele aumenta a energia e a disposição, que são duas coisas imprescindíveis para que você consiga estudar. Você tem que estar disposto e precisa estar com os processos cognitivos, a memória e o organismo disponíveis”, ensinou ela.
Outra orientação é dormir de seis a oito horas por dia. “Não adianta estudar, estudar e estudar e não dormir o suficiente. O sono é uma função essencial de limpeza, que é fundamental para os processos de memorização. Se eu estudo muito, mas não descanso, não memorizo. Então, o estudo não é efetivo, porque eu preciso de memorizar aquilo que eu estudei. A memória faz parte do meu processo de aprendizagem, assim, não dormir bem é um tiro no pé”, ressalta Renata.
Também é importante lembrar, segundo ela, que é normal sentir um pouco de ansiedade, e que isso não significa que você não esteja preparado ou que não vá fazer um bom trabalho. “O aluno muitas vezes não tem repertório para aprender a lidar com o que a gente não controla, e aí, como é esperado, essa tensão constante vai gerar ansiedade ou vai intensificar, caso o aluno já viva esse cenário. Não dá para eliminar isso. Dessa forma, o que a gente precisa é construir repertório para lidar com essa situação. Se a gente nega, a gente não se prepara para enfrentar. Se entendemos que isso é natural desse processo, a gente consegue se organizar para enfrentar esses sintomas todos”.
Lembrando que o projeto Roda de Conversa acontece várias vezes ao ano, em um ambiente super acolhedor e descontraído, com assuntos diferentes dentro do universo dos estudantes. Esperamos todos vocês!
Confira abaixo alguns trechos do PodVest
Entra lá no YouTube e no Spotfy do MADAN e confira todo o conteúdo. Abaixo, alguns trechos para você ver como esse assunto é muito importante e vai te ajudar muito. Pode confiar!
Renata: “Com a orientação psicológica, o aluno é retirado do lugar de impotência, de não saber como lidar com determinada situação. Porque o que mais causa angústia nesse aluno é não saber o que fazer. Então, ele passa a ter um norte. Em cada atendimento, tem uma orientação muito específica. Essa é a função: ajudar esse aluno a se adaptar, a aprender a lidar com as situações”.
Ana Carolina: “Aprender a controlar o que está sob o nosso controle foi muito importante para mim, para aumentar a minha confiança e ficar mais preparada para tudo. A questão de pôr limites também, assim como criar relações dentro do MADAN, de ter com quem conversar, que são pessoas que estão passando pelo mesmo que a gente, e de ter momentos de descontração dentro da escola. Tudo isso foi muito importante”.
Renata: “É muito importante fazer a organização da rotina de estudo, incluindo também atividade física, momentos de lazer. O MADAN tem, cada vez mais, ajudado o aluno a construir autonomia”.
Ana Carolina: “No meu primeiro ano de MADAN, eu ia da escola para casa, estudava sozinha, não tinha conexão com pessoas que estavam na mesma situação que a minha. Eu estava passando por essa angústia sozinha. No meu segundo ano, procurei muito mais a Renata, fiquei mais no MADAN e a conviver com o pessoal da escola. Tive conversas muito importantes também sobre a família e comecei a me cuidar mais fisicamente, inserindo a corrida no meu dia a dia, a não negligenciar o meu lazer, a seguir com amigos e, claro, a gente diminui um pouco a frequência, mas dá para aproveitar. Como diz o meu pai, a vida não para, então eu vivi a minha vida normalmente, mas com um foco no estudo”.
Renata: “Os alunos precisam aprender sobre a importância de estabelecer limites. Você deve dizer: “pai, quando você diz isso, eu me sinto pressionada. Eu sei que você não quer me pressionar, mas eu me sinto pressionada. Preciso que você refaça a sua fala. Você reveja como você está falando comigo”. Isso fortalece o vínculo com a sua rede de apoio e de afeto. A comunicação é fundamental e, quando ela é direta, ajuda muito a organizar esses processos”.
Posts Recentes
- Qual o segredo do MADAN para conquistar tantas aprovações em vestibulares?
- MADAN celebra o Dia Mundial do Livro com dicas de leitura dos alunos!
- Aventura, brincadeiras e prêmios na Páscoa do MADAN
- Imperdível: Roda de Conversa e PodVest debatem sobre como não ser dominado pela ansiedade!
- Alunos do MADAN agora contam com o Medalhei para potencializar ainda mais o aprendizado