Férias chegaram: como descansar sem perder o ritmo para o Enem e vestibulares?

É possível curtir as férias sem abrir mão dos estudos. Confira as dicas do MADAN para manter o equilíbrio entre lazer, revisão e saúde mental

As tão esperadas férias de julho chegaram! É tempo de relaxar, recarregar as energias, viajar, curtir a família e os amigos. Mas, para quem está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares, surge a dúvida: como aproveitar esse tempo sem perder o ritmo de estudo?

Dá para conciliar, sim, segundo a coordenadora pedagógica Marina Monteiro. Ela destaca que férias e preparação podem caminhar juntas: “Férias não são inimigas dos seus sonhos. Esse é um momento importante para o estudante respirar, se organizar e recarregar as energias. Quem respeita esse tempo volta com muito mais disposição para a reta final. O importante é conciliar o momento de descanso com alguns períodos de estudos com menor intensidade”, orienta.

Como encontrar o equilíbrio?

Programe-se para dias off. Segundo Marina, é fundamental reservar alguns dias para descanso total. “Viajar, passear, encontrar com os amigos, curtir a família ou  simplesmente relaxar. Isso é necessário para o cérebro descansar e voltar com foco renovado.”

Daniel Rojas, diretor do MADAN, reforça que nas férias o ritmo pode, e deve, ser diferente. “Estude menos, mas com qualidade. O estudante pode reduzir a carga horária, mas precisa manter o cérebro em movimento. O ideal é fazer revisões leves, resolver algumas questões e continuar treinando redação semanalmente”.

Daniel também sugere tornar o aprendizado mais leve nesse período, explorando novos jeitos de aprender. “Podcasts, filmes, livros, visitas culturais… tudo isso ajuda a fixar conteúdos de uma forma mais divertida e eficiente”.

Fazer revisões estratégicas também é uma boa pedida. A coordenadora Marina lembra que férias são um ótimo momento para revisitar conteúdos que já foram estudados. “Também é importante dar atenção aos conteúdos com maior dificuldade”.